Quinta, 25 de Julho de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agricultura Bahia

Governo do Estado lança projeto no valor R$ 750 milhões para avançar com as ações para a agricultura familiar

Uma das principais novidades desse novo projeto é o foco na agroecologia, gestão ambiental e resiliência climática.

26/07/2023 às 17h50
Por: Miquel Souzza Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: André Frutuôso/CAR
Foto: André Frutuôso/CAR

A agricultura familiar da Bahia passará a contar com o novo Projeto Bahia que Produz e Alimenta, lançado nesta terça-feira (25), em celebração ao Dia Internacional da Agricultura Familiar. Sob a liderança da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o Governo do Estado vai investir R$ 750 milhões para apoiar ainda mais esse setor produtivo do estado.

O Projeto Bahia que Produz e Alimenta tem como meta atender 30 mil famílias, com ações que contemplam a melhoria e ampliação de infraestrutura, serviços e integração das organizações produtivas aos mercados. Também serão atendidas 20 mil famílias com ligações de água e 600 organizações produtivas com acesso ao financiamento.

Uma das principais novidades desse novo projeto é o foco na agroecologia, gestão ambiental e resiliência climática. A CAR reconhece a importância de ações direcionadas para mitigar impactos ambientais e aumentar a capacidade de enfrentamento às mudanças climáticas, algo que é fundamental para garantir a sustentabilidade da agricultura familiar, de suas atividades produtivas e das comunidades rurais que dependem dela.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, explicou que o Projeto se alinha ao Programa Bahia sem Fome, fazendo uma busca ativa das pessoas que estão em situação de insegurança alimentar. “A gente está entrando na nova etapa de ações públicas na produção de alimentos e na geração de emprego e renda, construindo condições favoráveis para que essas pessoas voltem ao setor produtivo. O Bahia que Produz e Alimenta vem com essa perspectiva”.

Outro destaque no novo projeto da CAR é o uso de novas tecnologias como aliadas nessa jornada, além de enfatizar o papel crucial da assistência técnica e extensão rural (Ater) na capacitação dos agricultores e de suas organizações para uma gestão mais eficiente e consciente do meio ambiente.

Legado ativo

O projeto traz consigo o legado bem-sucedido do Projeto Bahia Produtiva e traz investimentos que vão continuar transformando a realidade do rural baiano. São novos recursos que vão expandir o impacto dos investimentos realizados nas 1.207 organizações já atendidas pelo projeto anterior, durante os últimos anos, além de ampliar o alcance para novas organizações produtivas, permitindo o fortalecimento de mais comunidades agrícolas.

O coordenador do Projeto Bahia Produtiva, Fernando Cabral, enfatizou a satisfação de estar à frente de grandes ações de desenvolvimento rural do estado da Bahia. “Trazemos ações que já temos expertise na execução, mas com inovação. São investimentos que serão realizados ao longo dos próximos cinco anos”.

O presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Bahia), Ícaro Rennê, destacou a importância desse novo projeto. “Com o apoio do Governo do Estado, a agricultura familiar vem se mostrando e se desenvolvendo. Com esse novo projeto faremos com que nossas cooperativas produzam com ainda mais qualidade e que esse alimento chegue às mesas dos brasileiros e traga renda aos nossos agricultores”.

O Projeto Bahia que Produz e Alimenta traz mais força para a agricultura familiar da Bahia. Com investimentos e um olhar atento à sustentabilidade, o projeto tem o potencial de gerar impactos positivos e duradouros no campo e, consequentemente, na vida das famílias rurais.

Para iniciar o novo projeto, foi autorizado pelo Governo do Estado o lançamento de novos editais visando a dinamização das Agroindústrias Familiares com o objetivo de apoiar a gestão, acesso a mercados e assistência técnica para 402 agroindústrias familiares.

Fonte: Ascom/CAR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.