Sexta, 19 de Julho de 2024
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Assistência Social Bahia

Nova unidade do Corra pro Abraço é inaugurada em Vitória da Conquista

A unidade atuará com o objetivo de contribuir para que sejam garantidos os Direitos e o Cuidado Integral a pessoas que fazem uso abusivo de substân...

18/07/2023 às 17h50
Por: Miquel Souzza Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Fotos: Jonas Santos/GOVBA
Fotos: Jonas Santos/GOVBA

O Programa Corra pro Abraço, vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), inaugurou nesta terça-feira (18) uma nova unidade, desta vez no município de Vitória da Conquista. A cerimônia contou com a presença de autoridades, beneficiários e profissionais do programa e parceiros, além de intervenções artísticas e culturais.

A unidade atuará com o objetivo de contribuir para que sejam garantidos os Direitos e o Cuidado Integral a pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas (SPA) e se encontram em situação de rua, estão em conflito com a lei ou em situação de vulnerabilidade social e econômica extrema no município.

O equipamento dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da psicologia, assistência social, educação física e jurídica, redução de danos e arte-educação.

A entrega marca as celebrações de aniversário do Programa, que completa 10 anos no próximo dia 22. Em atuação desde 2013, o Corra pro Abraço já prestou 228.570 atendimentos, com 26.097 beneficiários, segundo dados colhidos até maio de 2022.

Com investimento de R$13,3 milhões, o Programa, além de Conquista, tem unidades em Salvador e Feira de Santana. Ao todo, são três equipamentos em funcionamento no estado, que atuam na promoção da cidadania e garantia de direitos.

A titular da Seades, Fabya Reis, descreveu o momento como um dia emblemático no processo de implantação de políticas públicas na Bahia. “A chegada em Vitória da Conquista nos possibilita o trabalho de articulação com a população em situação de rua, em vulnerabilidade, que faz uso problemático de álcool e drogas, na perspectiva do cuidado, da política de redução de riscos e danos. Nossa ação é realizada com parcerias transversais para fortalecer cada vez mais esta política pública”, explicou.

Frank Ribeiro, coordenador do Corra pro Abraço, contou que a entrega da nova unidade celebra a comemoração dos 10 anos de existência do Corra. “Chegar a Vitória da Conquista é levar a tecnologia do cuidado já aplicada em Salvador. O trabalho é feito em rede. O Corra pro Abraço é um programa que depende das articulações com os municípios para o cuidado das pessoas”, ressaltou.

Clodoaldo Moreira, do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua, explicou que a chegada é grande importância. “A política pública não envolve somente a assistência e a política sobre drogas. É necessária a atuação de diversos atores para que o projeto seja de resgate social e os usuários atendidos não sigam em uso abusivo de drogas. O programa é bem-vindo, e, através do diálogo junto à equipe, vai trazer excelência para contemplar a população em situação de rua”, disse.

Fonte: Ascom/Seades

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.