Adelmario Coelho

Adelmario Coelho consagra 25 anos de carreira com gravação de Live Show em Salvador

Artistas como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Flávio José participaram do registro audiovisual, que ganhou o nome de Carrossel do Tempo

04/04/2019 12h13
Por: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação /Imprensa
Foto: Divulgação /Imprensa

A carreira do forrozeiro Adelmario Coelho acaba de ganhar uma nova página, com a gravação do Carrossel do Tempo Live Show, nesta quarta-feira (03). O novo registro audiovisual do artista celebra 25 anos de carreira completados em 2019.

Em um cenário que tem como plano de fundo a Baía de Todos os Santos e o Porto da Barra - um dos cartões postais mais emblemáticos de Salvador - o forrozeiro e sua banda subiram ao palco no Forte São Diogo, às 17h para contar um pouco dessa história, que é repleta de grandes clássicos do forró popular brasileiro.

Com o intuito de fazer uma retrospectiva da carreira do artista, relembrar momentos e canções marcantes, e mostrar a evolução de Adelmario enquanto cantor e defensor da cultura nordestina, o Carrossel do Tempo foi além.

Através de novos arranjos musicais - capitaneados pelo diretor musical Yacoce Simões e pelo próprio Adelmario - foi possível viajar no tempo ao som de canções emblemáticas como "Não Fale Mal do Meu País", "Bahia Forró e Folia".

Participações e homenagens marcantes fizeram parte do Carrossel do Tempo e emocionaram Adelmario e quem estava presente neste grande show.

Representando os autênticos forrozeiros da Bahia, Jó Miranda, Del Feliz e Léo Macedo, da banda Estakazero, fizeram ao lado de Adelmario uma linda e justa homenagem ao cantor Dominguinhos, com as canções "Isso Aqui tá bom demais" e "Pedras que cantam".

Quem também esteve presente na gravação do Live Show foi o cantor e amigo de Adelmario de longa data, Flávio José. Os dois interpretaram no palco o xote "Lápis de Cor".

Ainda no clima de homenagens, Adelmario convidou mais três amigos representantes do forró oriundo da Bahia. Ao lado de Targino Godin, Zelito Miranda e Marquinhos Café, eles relembraram dois clássicos do rei do baião Luiz Gonzaga: "Vem Morena" e "Que Nem Jiló".

Uma presença feminina como Ivete Sangalo - que representa a Bahia musicalmente por onde passa - não poderia ficar de fora desse marco na carreira de Adelmario. Ao lado do forrozeiro, Ivete cantou um dos clássicos mais adorados dos fãs, a canção "Anjo Querubim", fazendo o público que acompanhava a gravação levantar um grande coro no forte São Diogo.

O cantor Carlinhos Brown também integrou o time de artistas que foi celebrar os 25 anos de carreira de Adelmario. Admirador do forró e defensor da cultura nordestina, Brown fez questão de presentear o anfitrião com uma canção que ele mesmo escreveu em homenagem à Luiz Gonzaga, chamada "Rei Gonzaga".

 

Antes de encerrar a gravação do Carrossel do Tempo Live show, Adelmario não poderia deixar de fazer uma homenagem à sua família, que representa a base da sua vida e carreira. Ao lado da esposa, dos filhos, noras, genro e netas - que acompanham, apoiam e trabalham lado a lado com o forrozeiro - ele cantou a música "Conselho ao Filho Adulto", se emocionando e emocionando a todos os presentes nesta grande celebração.

É importante ressaltar que entre uma canção e outra que fizeram parte desses 25 anos, duas músicas que foram lançadas no início de 2019 entraram para o setlist do Carrossel do Tempo. "A Morte do Carro de Boi" - um forró em forma de protesto pelo abate de jegues e jumentos no país, e "Namorada Preferida", um xote cheio de amor lançado para embalar corações apaixonados.

Curiosidades

O Carrossel foi escolhido como elemento que nos remete nostalgia, tempo, gira no mesmo sentido do relógio. É um brinquedo que não para, assim como a trajetória de Adelmario no forró, que tem evoluído, tocando nos corações de crianças, adultos e idosos. Um novo ciclo de Adelmario, um novo olhar, relendo o seu passado, não perdendo os seus valores, uma nova rodada do carrossel da vida.

Por conta desse conceito, o projeto - que tem direção executiva de Roberto Lobão e Armando Libório - foi dividido em 3 etapas: celebração, com famosas canções que marcaram a carreira; Plenitude - que mostra o autêntico forró nos dias atuais; e Horizonte, que retrata toda evolução histórica do estilo musical e apresenta novas tendências para o forró popular brasileiro.

Pensando nesses três momentos distintos, o cenário - que ao entardecer apresentou o pôr do sol da Baía de Todos os Santos - ganhou cores e formas com a chegada da noite. Projeções mapeadas comandadas pelo VJ baiano Gabiru, mostraram passado, presente e futuro através de imagens que abrilhantaram ainda mais a cenografia.

Com styling assinado pelo consultor de imagem Marcos Preto, o figurino do artista também representou bem as três fases do Carrossel do Tempo e tirou Adelmario da tradicional e estereotipada vestimenta do forró. Marcos contou com a ajuda do figurinista Luciani Santa para transformar peças contemporâneas usando aplicações totalmente artesanais.

Em sua primeira aparição no palco, o artista usou um blazer branco, com aplicações de flores em crochê e em escamas de peixe, que foram feitas à mão, nas remanescentes de quilombola da Ilha de Maré. O segundo figurino de Adelmario trouxe elementos tradicionais à um forrozeiro, como aplicações de couro no tecido, fazendo uma referência ao gibão, sem perder a elegância – marca registrada do artista. E em sua última troca de roupa, Adelmario surgiu com um figurino que trazia a cultura steampunk, mostrando os rumos e as possibilidades que o forró, enquanto gênero musical, pode alcançar: sem fronteiras temporais, regionais e que pode conquistar o mundo.

Entre o público presente na gravação - composto por fã clubes, família, amigos e formadores de opinião, estavam alguns atores e influenciadores digitais, que desembarcaram em Salvador a convite do movimento Bahiamo - que tem como foco valorizar o orgulho de ser da Bahia, mostrando ao mundo as belezas e a culturas presente no estado. A gravação do Carrossel do Tempo foi um dos pontos escolhidos do movimento, que trouxe atores como Marcos Pasquim, Pally Siqueira, que interpreta a Amanda na atual temporada de Malhação, Rodrigo Pandolfo, Cinara Leal, Juliane Araújo, Jennifer Dias e Jaffar Bambirra.

  • Adelmario Coelho consagra 25 anos de carreira com gravação de Live Show em Salvador
  • Adelmario Coelho consagra 25 anos de carreira com gravação de Live Show em Salvador
  • Adelmario Coelho consagra 25 anos de carreira com gravação de Live Show em Salvador
  • Adelmario Coelho consagra 25 anos de carreira com gravação de Live Show em Salvador
  • Adelmario Coelho consagra 25 anos de carreira com gravação de Live Show em Salvador
  • Adelmario Coelho consagra 25 anos de carreira com gravação de Live Show em Salvador
  • Adelmario Coelho consagra 25 anos de carreira com gravação de Live Show em Salvador
  • Adelmario Coelho consagra 25 anos de carreira com gravação de Live Show em Salvador
  • Adelmario Coelho consagra 25 anos de carreira com gravação de Live Show em Salvador
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 19h30
24°
Nuvens esparsas Máxima: 27° - Mínima: 22°
24°

Sensação

22 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas